quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Taco, o Texugato

Imagens/vídeos:






Informação: Aqui está o desenho animado que cobre o fundo deste blog! Suponho que já estavam curiosos, não é? Bem, este desenho animado cujo nome original parece ser “Rocky Rackat” tinha como protagonista um animal (?) que era uma mistura entre um gato e um texugo. Daí o nome “texugato”. A “dona” dele chamava-lhe simplesmente “Taco”. E o Taco, o texugato, era quase como um Doraemon: um gato que fazia magia. Se Doraemon a fazia com engenhocas do futuro, Taco fazia-a batendo na barriga! É verdade; uma das cenas icónicas deste programa era o Taco a bater na barriga enquanto dizia: “Mi-mi-miau...xiri-xau-xau! Transformação!”. E era assim que ele fazia truques como crescer imenso, chamar um tufão e coisas que tais. É certo que o Taco era o destaque do desenho animado, mas também havia a sua “dona” Ana, os pais dela e os amigos dela. Que também eram amigos de Taco.

Alguns episódios
- As notícias dizem que um tufão vai passar pela região onde vivem o Taco e a Ana. A Ana, os seus pais e amigos assustam-se, mas o Taco pensa que pode ser divertido! Minutos mais tarde, um meteorologista diz que afinal o tufão desviou-se para o oceano Pacífico e as personagens suspiram de alívio. Mas o Taco, que não ouviu esta última notícia, espera pelo tufão no telhado. Quando vê que ele não chega…bem, ele faz o seu “Mi-mi-miau...xiri-xau-xau! Transformação!” para trazer o tufão para ali! E é uma grande confusão! No final, todos estão bem, mas o Taco percebe que não se devia ter metido com um tufão.

- As crianças e o Taco estão a jogar à bola. Às tantas, a Ana ou o Taco (não me lembro ao certo…) dão-lhe um grande pontapé e ela acerta num bibelot de uma desconhecida. A desconhecida mostra-se triste e eles dizem que lhe pagam o bibelot. A mulher diz que não é assim tão fácil, porque aquilo custou…300 contos! E os pais da Ana não sabem como pagar aquela fortuna. Até que aparece um homem que diz que quer comprar o Taco! Os pais estão quase a aceitar a proposta, mas acabam não o fazer. Porquê? Porque as crianças vêem um bibelot igual àquele à venda e reparam que custa 300 escudos, e não 300 contos! A Ana, revoltada, vai dizer das boas à mulher e descobre que ela era “cúmplice” do homem que queria comprar o Taco. Grita com eles e quando eles a desprezam, o Taco faz justiça!

Uma(s) voz(es): Clara Nogueira; Emília Silvestre; Jorge Pinto

Uma(s) personagem(ns): Ana; Taco

Genérico:
Que personagem tão divertida
Um gato, será?
Com muitas vidas
Pois ninguém sabe
O dia de amanhã

Gato puro e duro
Não será mas quase juro
Que parece

Outro bicho meio
Engraçado, nada feio
Mas (qualquer coisa)

Pouco me importa
O que lhe hei-de chamar...

No seu mundo
Encerra mistérios nunca vistos
Por (qualquer coisa)
Cheios de cor e ilusão

No seu mundo
É a fantasia que nos guia
E que nos faz sonhar
Nem dá vontade de acordar

Interpretado por: ?

5 comentários:

  1. Que blog fantástico!

    Lembro-me perfeitamente deste desenho animado, acho que estreou na RTP1 em 2001.

    Visita o meu blog sobre os desenhos animados dos anos 90 e alguns depois dos anos 2000.

    http://desenhosanimados-anos90.blogs.sapo.pt/

    Lembras-te deste desenho animado:
    http://desenhosanimados-anos90.blogs.sapo.pt/376.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido! Vou certamente visitar o teu blog, pois já vês que estes assuntos me interessam muito. Quanto a desenho animado do link...lamento, não. Não me lembra nem me soa a nada. Suponho que não vi esse durante a minha infância...

      Eliminar
  2. "Outro bicho meio, engraçado, nada feio, mas que estresse!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Estresse"?! Ora, por essa eu não esperava! Nunca pensei que pudesse ser essa a terminação do verso. Agradeço a sugestão, embora não tenha a certeza se é assim o verso...por um lado, não faz assim muito sentido no contexto da canção; talvez algum sentido, mas muito não sei...e por outro lado, custa-me um pouco a crer porque a palavra "stress" não era assim tão conhecida no início do século XXI...ou pelo menos não me parece que fosse.

      De qualquer modo, fica registado. Grato pelo feedback!

      Eliminar
    2. Confirmo também que é

      Outro bicho meio
      Engraçado, nada feio
      Mas que stress

      e mais à frente:

      No seu mundo
      Encerra mistérios nunca vistos
      Por nós simples mortais
      Cheios de cor e ilusão

      Eliminar