sexta-feira, 21 de março de 2014

Robin dos Bosques

Imagens/vídeos:







Informação: Muita gente conhece pelo menos parte da história do Robin dos Bosques, não é? Bem, este desenho animado explorava um pouco essa história. Aqui, não há Robin Hood nem Little John; há o Robin dos Bosques e o João Pequeno! É uma das características da versão portuguesa deste programa: é tudo em português. Robin e João Pequeno começam por ser rivais, mas com o passar do tempo vão-se dando melhor, embora o João Pequeno se ache muito bom e muito corajoso. A verdade é que, na versão portuguesa, ele tem uma voz ainda mais grave que a de Robin…voz essa que, salvo erro, nunca mais ouvi numa dobragem. Nem a de Robin, creio...de qualquer maneira, o grande herói aqui é Robin. Apesar de ter fair-play, ele encara os desafios com uma cara muito séria e nunca menospreza o seu adversário. Este Robin dos Bosques deve ter sido um dos poucos animes japoneses dobrado em português que não ficou muito na memória das crianças; geralmente, os animes que passam em canais abertos e têm direito a dobragem são recebidos um pouco melhor.

Alguns episódios
- Tive a sorte de ver o episódio em que Robin conhece o João Pequeno. Os dois trocaram uma luta de olhares, por assim dizer, e Robin quis saber o nome de João. Ele respondeu, claro, que se chamava João. Porém, ao ver João todo carinhoso para com um cãozinho, Robin basicamente muda-lhe o nome para "João Pequeno"! E a alcunha, como sabemos, fica!

- Dois tipos estão a lutar com espadas lá pela floresta. A certa altura, um é borrifado com água. Sem perder a calma, ele diz algo como: "Ei...oh...água não vale!". O frade, que acabou de lhe atirar água, responde ironicamente: "Pode ser que água te sirva para refrescar as ideias!". Quando o tipo que levou com água se zanga a sério, o Frade é salvo por Robin!

- O João Pequeno está à procura de um tesouro numa espécie de castelo, juntamente com alguns da sua trupe. A certa altura, eles vêem algumas cordas a pedirem para ser puxadas (não literalmente...). Sem medo das possíveis armadilhas, João Pequeno mete calmamente a sua espada debaixo dos pés e puxa uma corda. As pedras debaixo dos pés dele abrem-se...mas ele não cai! A espada mantém-no bem apoiado entre as pedras que sobraram. O João Pequeno ri-se da armadilha e vangloria-se por não ter caído. Depois, diz "Vamos experimentar esta agora!" enquanto puxa outra corda. E encontram o tesouro! Se bem me lembro, aquilo depois azedou...

Uma(s) voz(es): Adriano Luz

Uma(s) personagem(ns): um frade; João Pequeno; Robin dos Bosques

Genérico:
Vivem escondidos
Ele e os seus amigos
Fortes, destemidos
Nas florestas e nos bosques

O seu dirigente
Hábil e valente
Que vai sempre à frente
Chama-se Robin dos Bosques

É o Robin,
Nós chamamos-lhe assim
Quando vai à liça
Praticando o bem e a justiça

É o Robin
Numa luta sem fim
De santa vontade
Não lhe escapa nada

Sempre que um povoado
Seja maltratado
Por qualquer malvado
Além, o Robin dos Bosques

Quando o inimigo
Faz mal a um amigo
Ele não foge ao perigo
Valente Robin dos Bosques!



Interpretado por: Helena Isabel

4 comentários:

  1. Tenho dois eps se quiseres sofrer uma nostalgia :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa a demora a responder...por acaso, era muito fixe ver pelo menos um desses episódios! :) Voltar a ouvir aquela voz "machona" do Robin seria ótimo!

      (Machona é como quem diz; se calhar até era uma mulher que o dobrava. Não era a primeira nem a última vez...)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Agradeço o contributo, Paulo, ainda que eu já tivesse escrito que o genérico era cantado por Helena Isabel. Com a pequena diferença de que eu escrevi "interpretado por" em vez de "cantado por".

      Eliminar