sexta-feira, 18 de abril de 2014

Especial: Capuchinho Vermelho - A Verdadeira História

Olá a todos! No âmbito da semana em que se celebra o Dia Mundial da Voz, o blog Desenhos Animados Esquecidos vem aproveitar a ocasião para, digamos, ser um pouco mais flexível em relação às suas regras. Assim sendo, vai falar não de um programa de televisão, mas de um filme (também ele esquecido, note-se). O filme Capuchinho Vermelho - A Verdadeira História. Este filme de animação tem vários pormenores que o tornam único e que fazem com que mereça ter um lugar especial na memória das pessoas. Infelizmente, não há muita gente que fale deste filme. Aliás, um bom número de pessoas parece nem o distinguir das dezenas de filmes de animação menores que são feitos ano após ano. E é uma pena que assim seja; para início de conversa, este filme é uma das animações mais subvalorizadas que já vi. Tem acção, boas músicas, boas vozes e, acima de tudo, um argumento impressionante que é um dos melhores - talvez o melhor... - que já vi num filme de animação. Este argumento engenhoso que lembra vagamente os de How I Met Your Mother (também impressionantes e engenhosos) poderia até competir com a inteligência do argumento de Toy Story 3.


Poster de Capuchinho Vermelho - A Verdadeira História


Mas, à parte disto, temos aquilo que mais nos interessa neste post: a dobragem. Aquando do marketing razoável que este filme teve antes de estrear em Portugal, os nomes associados à dobragem de Portugal apareciam até no poster do filme. E eram chamativos, sem dúvida! As 5 personagens mais importantes foram dobradas por Inês Castel-Branco, Simone de Oliveira, Luís Esparteiro, João Lagarto e Vítor de Sousa. É, isto chamava a atenção. Mas, curiosamente, o destaque aqui nem são os principais; não desfazendo o grande trabalho que estes actores executaram, o mais interessante foi que este filme representou, para alguns dobradores de televisão, a "promoção" à dobragem de cinema! Alguns dobradores queridos do público, mas que nunca antes tinham dado vozes a personagens de um filme de animação. E as vozes deles estão "escondidas" neste filme, distribuídas por personagens secundárias. E vale a pena reparar nisso: estas vozes passaram por programas tão relevantes para a nossa infância como A Carrinha Mágica, Medabots e até O Peixe Arco-íris.


Mas há ligação entre este desenho animado e este filme?
Há sim...


Eu aconselharia qualquer fã de dobragens portuguesas a ver ou rever o filme. Vá lá, revejam. Concentrem-se nas personagens secundárias. Ouçam as vozes delas. Estão a ouvir? É verdade, lá estão eles! Lá está o grande João Pinto, com a sua bela voz, a dar voz à personagem Notas. E lá está aquele homem cujo nome não conseguimos descobrir, mas que é "famoso" por ter dado voz a personagens importantes como o Sr. Asuka em A Ladra Meimi e o pai de George em O Pequeno George. Lá está ele a dar voz a um dos porcos-polícias! Que achado! Ah, mas não é tudo! Ainda temos o melhor exemplo: José Pedro Carvalho! Este dobrador teve direito à personagem secundária com mais destaque do filme. E, apesar de secundária, a personagem dele acaba por ser uma das mais marcantes não só do filme, mas também do mundo dos filmes de animação! Não posso especificar as razões para isso, porque isso implicaria revelar pormenores a mais e tiraria o gosto da surpresa a um argumento que está sempre a surpreender. Mas, garanto-vos, a personagem de José Pedro Carvalho é muito interessante. E ouvir a sua voz num filme também é gratificante.

Posto tudo isto, só me resta reforçar os convites que já fiz: vejam ou revejam este grande filme. E ouçam as vozes que é tão raro ouvir no cinema. Porque esta dobragem, meus amigos, não é só mais uma; merece uma atenção especial! Vejam, ouçam e sorriam!

3 comentários:

  1. Eu adorei este filme, a maneira como construiram uma história alternativa à jà tão famosa e tradicional, adorei!!!

    (tipo não consegui comentar com o meu wordpress: rebeldiadefeituosa.wordpress.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adorei. E foi muito por isso que quis muito fazer um post especial para ele. :)

      Eliminar
  2. 1- Mr. Peabody e Cebolinha: A Maldição do Coelhomem - 25 de outubro de 2005
    2- Menina Morcego: A Verdadeira História - 3 de agosto de 2006
    3- Coleção Curtas da Dragon Rockz: Volume 1 - 24 de outubro de 2007

    ResponderEliminar