segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O Cavalo de Prata

Imagens/vídeos:



Informação: Um desenho animado que só conheci numa fase mais final da minha infância. Creio que passava de manhã numa RTP. Bem...basicamente, é um programa sobre cavalos e outros animais selvagens que vivem numa floresta. O ambiente lá era muitas vezes tenso, porque havia muitas vezes ameaças à calma do lugar. Na verdade, não me lembro de quase nenhum episódio, pois nem gostava muito do programa. O que o tornava especial era aquele genérico fabuloso! Muito provavelmente melhor que o programa em si, o genérico tinha um ritmo óptimo que dava uma sensação de aventura épica vivida por um veloz cavalo. E a letra era qualquer coisa de especial. A versão portuguesa do genérico era cantada pelo actor português Fernando Luís, que mostrou mais uma vez os seus dotes canoros. Mas a versão inglesa também é magnífica e é cantada por uma voz diferente. Mais suave, talvez...lembra um pouco (só um pouco) a voz de Phil Collins.

Alguns episódios
- Como já disse, não me lembro de praticamente nada deste desenho animado. A única cena de que me lembro claramente é de uma cena em que o Tora estava com dois outros cavalos - um deles era fêmea - e disse que ia tratar de um assunto grave. O cavalo fêmea pediu-lhe para não a deixar sozinha e o Tora insistiu, dizendo que não sei quê, que tinha de a deixar segura. Ela respondeu de forma séria e nada melosa: "Eu só me sinto segura contigo!". Que bonito, não é? Bem, a verdade é que o Tora acabou por a deixar ir com ele, mas avisando-a para ter cuidado. Pois então!

Uma(s) voz(es): ?

Uma(s) personagem(ns): Tora

Genérico:
Foi no meio da escuridão
E na fúria do trovão
Que um sinal de liberdade
Se levantou do chão

Tora
O meu nome é Tora
Como o vento
Livremente
Correrei

Tora
O meu nome é Tora
O meu destino
É ser livre
Como um rei

No recôndito do vale
Na neblina do paúl
Passa a alma de um cavalo
Um silêncio azul

Tora
O meu nome é Tora
Como o vento
Corro livre
Como o vento

Tora
O meu nome é Tora
Como o vento
Serei livre
Serei rei


Interpretado por: Fernando Luís

4 comentários:

  1. Ninguém consegue encontrar a versão portuguesa que passou na rtp? tou farto de procurar e nunca consegui encontrar nada :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não...e isto pode ser um problema de 1º mundo, mas gostava bastante de poder ouvir novamente Fernando Luís a fazer uso da sua fantástica garganta com o genérico deste desenho animado. A boa notícia, acho, é que a versão inglesa pelo que ouvi ficou boa...

      Eliminar
    2. Aqui está
      https://www.youtube.com/watch?v=6kteqCcRG0o&list=PLJsf3K67kH_XIlQC_pyjWtLTZB_w-Iq3v&index=7

      Eliminar
    3. Alguém podia fazer o enorme fazer de mostrar a versão em português? É que este link já não está disponível. Quantos como eu não querem ouvir essa música mais de vinte anos depois e matar saudades.

      Eliminar