sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Rua Sésamo (4ª série)

Imagens/vídeos:





Informação: Não se enganem; esta não é a Rua Sésamo de Vítor Norte, Alexandra Lencastre e companhia. Nesta versão da Rua Sésamo que passou na televisão portuguesa nos anos 90 não há André, nem Gil, nem Guiomar. E a Carolina não é a mesma – aqui, a actriz que fez de Carolina foi Ana Luís Martins (não pensem que estou a fazer confusão; tenho umas 3 cassetes que podem provar que não estou). Por outro lado, há a Ana (Rita Loureiro) e o António (Ricardo Monteiro). O António é um caso particularmente curioso, pois é suposto ser o substituto do André. Ou seja: é ele que trabalha na oficina que antes pertenceu ao André e que faz engenhocas, trabalhos com madeira e tudo isso.

Quanto aos números com as marionetas e/ou canções, são praticamente todos diferentes dos que compõem os episódios da série da Rua Sésamo que de tempos a tempos é colocada à venda (suponho que sabem qual é; aquela que começa com “As Limpezas do Poupas”). Quer dizer, são protagonizados pelo Egas, Becas, Sapo Cocas, Monstro das Bolachas e amigos, mas as “aventuras” não são as mesmas que as da tal série colocada à venda. E as vozes também não são as mesmas. Nesta série da Rua Sésamo, quase todo o elenco que dava voz às nossas marionetas favoritas mudou. Isso explica-se perfeitamente; afinal, o estúdio que tratou da dobragem desta quarta série foi a Somnorte. Enquanto as anteriores dobragens tinham nomes como Ana Bola, António Feio e Mário Viegas, esta contava com nomes como Paula Seabra, Rui Oliveira, Jorge Paupério e João Paulo Seara Cardoso.

Alguns episódios
- Até há uns meses, havia a pérola que era um vídeo no Youtube com um número da Rua Sésamo a que aqui me refiro. Com a dobragem portuguesa! Com as fabulosas vozes de João Cardoso e João Paulo Seara Cardoso! Infelizmente, este vídeo foi retirado devido ao encerramento da conta de quem o pôs lá. Uma pena, porque aquele vídeo era uma raridade...mostrava o dia em que o Monstro das Bolachas foi dormir a casa do Egas, enquanto o Becas estava fora. Mas corria tudo mal: primeiro, o monstro via um cobertor na penumbra e pensava que era um monstro horrível. Depois, adormecia e tinha um pesadelo com bolachas! Ah, esse número...épico! Ainda bem que uma das minhas cassetes o tem gravado! :) 

- Há tantos episódios desta série...nem sei de qual fale. Bem, havia um em que estava incluído um número musical em que cantavam algo como “Bóia bóia binha” (é-vos familiar? Então provavelmente já leram o meu outro blog! Muito obrigado!). Uma divertida roda em que se imitavam profissões. Depois desse divertido número, seguia-se o Poupas com a avó Xica. Ela tinha vindo desejar boa noite ao Poupas, mas reparou que ele não tinha arrumado os cubos dele. O Poupas pediu desculpa, mas tinha muito sono e disse que os arrumava no dia seguinte. A avó Xica foi então embora e...o Poupas sonhou com os cubos! Sonhou que eles o culpavam de estarem desarrumados e confusos. Quando acordou, arrumou-os, claro!

- Além destes números de que já vos falei, estes episódios da Rua Sésamo tinham uns quantos sketches-tipo que eram feitos de vez em quando. Entre eles incluíam-se números musicais sobre o alfabeto e números a que se podiam chamar “Avô, vamos brincar ao junta-os-pontos?” e “Hoje, o nosso desenho secreto será um...”. Este último era bastante engraçado: consistiam num desenhador que percebia mal o que as crianças lhes diziam. As crianças bem tentavam fazê-lo desenhar bem, mas ele fazia muitas trapalhadas!

Uma(s) voz(es): Ana Queiroz; Carlos Sobral; Clara Nogueira; Cristina Oliveira; Emília Silvestre; Glória Férias; João Cardoso; João Paulo Costa; João Paulo Seara Cardoso; Jorge Alonso; Jorge Mota; Jorge Paupério; Jorge Pinto; Jorge Vasques; Lucinda Afonso; Mário Moutinho; Marta Santos; Paula Seabra; Raquel Rosmaninho; Raul Constante Pereira; Rosa Quiroga; Rui Oliveira; Susana Morais; Teresa Chaves; Zélia Santos

Uma(s) personagem(ns): Ana; António; Avó Xica; Becas; Carolina; Conde de Kontarr; Egas; Ferrão; Gualter; João Esquecido; Monstro das Bolachas; Sapo Cocas; Sr. Almiro; Tita; Yep-Yeps; Zé Maria

Genérico:

Sol nasceu
Como está lindo o céu

Cá vou eu
Vem tu daí também
Aprender como se vai
Até à Rua Sésamo

Vem brincar
Traz um amigo teu

E ao chegar
Tu vais poder também
Ensinar como se vai
Até à Rua Sésamo
Até à Rua Sésamo
Até à Rua Sésamo…

Interpretado por: Vários

2 comentários:

  1. É verdade sim, fui eu que fiz a última série da Rua Sésamo. Entrei com a Rita e o Ricardo. Adorei. E os miúdos que iam ao programa adoravam. Fazia-lhes visitas guiadas ao estúdio antes de gravarmos os programas. Explicava tudo sobre o espaço, quem morava onde, e acho que a minha alegria era igual à deles. Mais do que adorar o momento do programa, queria que eles tivessem uma experiência maior, daquelas que ficam para a vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por partilhar a sua experiência, Ana Luís, é sempre um prazer contar com a "presença" de um artista neste blog. Um bem-haja!

      Eliminar